Processo de avaliação de novos candidatos

A OMS avalia continuamente novos candidatos para inclusão na RSV. Vale observar que sites comerciais não são avaliados nem listados por uma questão de política da organização.

O processo de avaliação da RSV ocorre da seguinte maneira:

  • Se você acredita que seu site atende aos critérios de boas práticas de informação da RSV, envie uma solicitação de avaliação do site para pvsupport@who.int
  • A OMS realizará uma avaliação preliminar do site. Se o seu site atender aos critérios de seleção, a OMS realizará uma avaliação formal.
  • Durante a avaliação formal, o site será avaliado de acordo com os critérios revisados de boas práticas de informação por uma equipe composta pelo coordenador da RSV e um ou mais consultores externos.
  • A equipe de avaliação enviará feedback sobre as áreas que precisam de esclarecimentos ou melhorias para atender aos critérios do GACVS, bem como um conjunto de recomendações para ajudar você a cumprir esses critérios. Quando aplicável, a equipe de avaliação da OMS dará exemplos para ilustrar as diferentes maneiras usadas pelos membros da RSV para lidar com cada recomendação
  • Quando os problemas identificados forem resolvidos de forma satisfatória para os avaliadores, a OMS adicionará seu site à lista de membros da RSV

Processo de reavaliação dos membros da RSV

As reavaliações são realizadas a cada dois anos. O processo de avaliação da RSV acontece da seguinte maneira:

  • A equipe de avaliação envia ao ponto focal do site um aviso por escrito de que o site será reavaliado.
  • A equipe reavaliará o site quanto aos critérios de credibilidade e conteúdo e enviará feedback sobre as áreas que precisam de esclarecimento ou melhorias para atender aos critérios do GACVS, bem como um conjunto de recomendações para ajudar você a cumprir esses critérios. Quando aplicável, a equipe de avaliação da OMS dará exemplos para ilustrar as diferentes maneiras usadas pelos membros da RSV para lidar com cada recomendação.
  • Quando os avaliadores considerarem que o site atende satisfatoriamente aos critérios de credibilidade e conteúdo, a data de finalização da reavaliação é indicada na parte inferior da descrição do site.

Critérios formais de avaliação

A equipe de avaliação da Rede de Segurança de Vacinas da OMS usa os critérios formais de avaliação para avaliar os sites candidatos e reavaliar os sites existentes dos membros do RSV.

Existem 44 critérios formais de avaliação, divididos em 4 grandes categorias. Cada categoria é designada como necessária ou desejada. Os critérios são agrupados da seguinte forma:

Modelo de site da RSV

Para apoiar a filiação de instituições com recursos limitados, a equipe de Farmacovigilância da OMS criou o modelo de site da RSV. Essa é uma ferramenta de desenvolvimento de capacidades que ajudará os sites candidatos de autoridades reguladoras nacionais, programas nacionais de imunização e associações profissionais a cumprir os critérios de boas práticas de informação da RSV e a juntar-se à rede.

Esse modelo é um “pacote mínimo” que contém campos reservados para a implementação dos critérios de boas práticas de informação da RSV; sugestões para abordar adequadamente diferentes critérios, com exemplos e capturas de tela dos membros da RSV; e sugestões de tópicos de segurança das vacinas a serem incluídos para atender aos critérios relacionados ao conteúdo do site. Estão incluídos tópicos como imunização e segurança das vacinas, adaptados para um público leigo ou para profissionais de saúde.

lique no modelo de site da RSV para obter mais informações.